Economia Regional e Urbana
Aplicação dos fundamentos da teoria econômica para a compreensão da estrutura e dinâmica socioeconômica no espaço regional e urbano do Brasil. No campo da economia regional, busca-se analisar as caracterÃsticas de especialização e diversificação produtiva, a distribuição dos fatores econômicos, concentração e desigualdade. No campo da economia urbana, busca-se analisar o padrão espacial de firmas e famÃlias no espaço urbano e metropolitano, como também o papel das economias de aglomeração, custos de transporte e provisão de infraestrutura urbana sobre a eficiência produtiva e o bem-estar social.
Econometria Espacial Aplicada
Análise da distribuição espacial de dados socioeconômicos e modelagem econométrica de fenômenos econômicos no espaço. Compreende o estudo dos padrões de homogeneidade e heterogeneidade inerentes a conexão entre espaço e economia. Identifica e investiga o padrão de interação espacial subjacente às relações e comportamento dos agentes econômicos.
Modelos de Insumo-Produto
Elaboração de bases de dados de insumo-produto regionais, inter-regionais e nacionais. Análises da estrutura setorial, cadeias produtivas e dos padrões de interdependência regional. Estudo de base econômica e alocação regional dos fatores, distribuição da renda e do consumo e mudanças na estrutura técnica de produção. Projeção de impactos de polÃticas e projetos dos setores público e privado.
Modelos de EquilÃbrio Geral Computável
Construção de modelos EGC dinâmicos para a economia brasileira com diferentes desagregações regionais e setoriais. O modelo EGC é uma ferramenta adequada para realizar projeções em uma série de temas, tais como polÃtica fiscal, polÃtica ambiental, comércio exterior, grandes eventos, entre outros.
Economia Social e do Trabalho
Envolve a análise das relações sociais e do trabalho no contexto espacial, bem como o desenvolvimento de modelos econométricos, matemáticos e teóricos que deem conta da distribuição e concentração espacial de variáveis socioeconômicas e do mercado de trabalho, e suas interrelações.
Uso do solo e Economia dos Recursos Naturais
Projeções regionais para a avaliação de polÃticas e diferentes cenários na economia, uso da terra, atividades extrativas e emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) no Brasil, notadamente nas regiões da Amazônia e Matopiba, com foco nos biomas amazônico e cerrado.